#ABX22 | Prêmio AB



Finalistas



Escolha os vencedores do Prêmio Automotive Business

O Prêmio Automotive Business anuncia 38 empresas e profissionais finalistas em 15 categorias e abre a etapa de votação pelo público. A iniciativa destaca organizações, projetos e pessoas que fomentam a evolução do setor automotivo e da mobilidade.

Os indicados foram selecionados entre quase 300 inscrições recebidas, além de sugestões da própria equipe editorial de Automotive Business. Agora, está nas suas mãos escolher os melhores: até 7 de setembro nossos leitores e leitoras poderão votar diretamente pelo site. Em 8 de setembro, durante o #ABX22 – Automotive Business Experience, acontecerá uma rodada especial de votação e a cerimônia de anúncio e entrega de troféus.

Confira os detalhes dos cases selecionados

CNH Industrial
Parceria com Raízen para manutenção preventiva de equipamentos agrícolas com diagnóstico por Internet das Coisas (IoT)

Em projeto de inovação colaborativa, as empresas criaram uma solução para otimizar ainda mais a manutenção preventiva de equipamentos agrícolas e diminuir o tempo de máquina parada. Agora, através de um celular implantado na cabine, que faz a interface do time de manutenção com o operador, utiliza-se a Internet das Coisas (IoT) para antecipar, avaliar e identificar em tempo real, por exemplo, o desempenho dos equipamentos e a necessidade de reparo.

Empresas Randon
Parceria com Volvo, Continental e Hyva: caminhão conceito Efficiency Concept Truck & Trailer

Caminhão conceito é um laboratório sobre rodas, iniciativa inédita para explorar ideias em busca de mais eficiência para o transporte no agronegócio, aumentando a lucratividade do transportador e primando pela segurança. Projeto motivou a criação de um ecossistema de desenvolvimento entre as quatro empresas e, pela primeira vez, um caminhão e um semirreboque são desenvolvidos um para o outro.

Caoa Montadora
Parceria com USP, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, UNB, Universidade Federal de Santa Maria, Bosch e AVL: projeto de motor a biogás de alta eficiência para veículos de transporte de carga

Com desenvolvimento no Centro de Pesquisas e Eficiência Energética, o projeto de motor a biogás de alta eficiência para veículos de transporte de carga busca redução nas emissões de material particulado e de óxidos de nitrogênio, além de reduzir o custo final de produção do motor em até 20%.

Hyundai
Parceria com Umicore: logística reversa de catalisadores Montadora faz reinserção dos resíduos de catalisadores recolhidos de toda a rede de concessionárias Hyundai como matéria-prima no processo produtivo.

Até o momento, projeto garantiu a reciclagem de 4,6 toneladas do componente, evitando a extração de 1,5 Kg de metais raros para a produção de novos catalisadores. Além da redução do impacto ambiental, projeto garantiu ganho econômico da ordem de R$ 600 mil.
Salesforce
Visão 360 e jornada digital do consumidor de automóveis

Presente nas principais montadoras, a Salesforce desenvolveu com um de seus principais clientes a visão 360 do consumidor, que garante todos os elementos da jornada, desde a aquisição de clientes até o atendimento pós-venda, no ambiente digital, de forma integrada. O projeto reduziu tempo para emissão de notas fiscais em até 80% e em 50% o tempo de negociação dos automóveis, além de melhoria de 38% no giro do estoque acima de 100 dias e nota de 9.2 de satisfação com as concessionárias.

DAF Caminhões Brasil
Trajetória premium do cliente DAF

Montadora promete manter o cliente em primeiro lugar em todo o processo. Com o showroom virtual, é possível conhecer os detalhes dos caminhões com ferramentas como realidade aumentada. Por meio do Dealer Locator, encontra a concessionária mais próxima. No pós-venda, o cliente tem suporte premium: com dicas para o uso do caminhão, plano de suporte de acordo com a necessidade, agendamento de manutenção pelo WhatsApp, entre outros recursos.

Mercedes-Benz do Brasil
Mercedes- Benz | Óculos de realidade aumentada na assistência técnica a clientes

Fabricante promete tecnologias de Indústria 4.0 para além de seus portões, também na prestação de serviços. Técnicos de concessionários já utilizam óculos de realidade aumentada para fazer diagnostico mais rápido e assertivo. Com o recurso, pós-venda para a ter apoio remoto da fábrica e um processo de diagnóstico que demoraria em 3h pode ser realizado em apenas 20 min. O mecânico pode ainda liberar o caminhão no próprio local do atendimento, agilizando a volta ao trabalho.

Renault do Brasil
Plataforma Novo Renault Zoe E-Tech

Para sanar as muitas dúvidas sobre a autonomia e o custo dos carros elétricos, marca criou plataforma equipada com calculadoras que cruzam dados geográficos, financeiros e ambientais reais com informações fornecidas pelos usuários para demonstrar as vantagens do Zoe E-Tech em sua rotina. A calculadora de economia, informa a economia com IPVA, manutenção e combustível e o impacto ambiental positivo gerado, a partir da quilometragem rodada/dia e do estado em que o cliente mora. Uma API do Google Maps simula trajetos e demonstra como a autonomia pode atender às necessidades de deslocamentos.
BYD
Veículos elétricos para a PM de São José dos Campos

A BYD fomenta a eletromobilidade no país por meio de parcerias com o poder público. Em 2022, a companhia ampliou a cooperação com a prefeitura de São José dos Campos com a entrega oito modelos do sedã elétrico e5 que serão utilizados pela Polícia Militar no Projeto Atividade Delegada. Com autonomia de até 300 km, o BYD e5 serve como apoio ao policiamento ostensivo e também nos projetos Patrulha do Sossego Público e Vizinhança Solidária. Além disso, auxilia no atendimento aos moradores da cidade.

Stellantis
Atuação no desenvolvimento de plataforma de soluções em Inteligência Artificial e Internet das Coisas para cidades inteligentes

Em parceria com o Centro IARA (USP-SP), UFPA e a Smart City Canaã dos Carajás, a Stellantis está desenvolvendo plataforma de soluções em Inteligência Artificial e Internet das Coisas para cidades inteligentes. Objetivo é suportar o poder público e beneficiar a sociedade. Uma das aplicações é um veículo Stellantis equipado com sensores e câmeras que monitoram e reportam de forma autônoma situações recorrentes em ambientes urbanos, tais como veículos estacionados em locais proibidos, condições estruturais, pontos de alagamento.

VWCO - Volkswagen Caminhões e Ônibus
Volksbus 22.280 ODS: o superônibus para 115 passageiros

A VWCO desenvolveu e lançou no mercado o projeto de um ônibus integral de 15 metros, denominado Volksbus 22.280 ODS. Patente brasileira, o veículo tem a maior capacidade de carga do segmento, apto a transportar 22 toneladas (cerca de 115 passageiros), praticamente a mesma capacidade de um articulado. O produto foi desenvolvido para melhorar a mobilidade urbana e eficiência no transporte de passageiros, com redução do custo operacional entre 15% e 20%.

Renault do Brasil
Mobilize Share: uma solução de mobilidade urbana e compartilhada

A solução de compartilhamento e locação de curta duração Mobilize Share teve início com os colaboradores da Renault do Brasil. Os trabalhadores podem utilizar os veículos de forma bastante simples, para necessidades de trabalho ou pessoais, fazendo a reserva por meio do aplicativo, 24 horas por dia, sete dias na semana. Na Renault do Brasil, a frota interna de 40 veículos, que sempre foi um custo, passou a ser um centro de receita, Iniciativa que começou como um teste de conceito, hoje está sendo escalada para empresas.
Iveco Group
Projeto-piloto Renovar

O projeto-piloto Renovar é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Iveco, montadora vencedora da licitação, e da concessionária DEVA, de Minas Gerais. O programa, que teve início em março, pretende alavancar a renovação de frota de caminhões sem condições de uso e com tecnologias ultrapassadas – e promover a descarbonização por meio da redução na emissão de poluentes.

ENERGY SOURCE
Second Life Sustainable Supercharger
Baterias de veículos elétricos têm componentes raros, de difícil e custosa extração. São também extremamente poluentes se descartadas da forma incorreta. Por isso, são necessárias tecnologias que permitam prolongar a vida destes materiais antes da reciclagem. A Energy Source, em parceria com a BMW e a WEG, desenvolveu carregador veicular de 50kw que permite o carregamento de veículos elétricos por meio da captação de energia solar, armazenada em baterias de lítio, de reuso, provenientes dos veículos elétricos da BMW.

Eletra
O primeiro carro forte elétrico do mundo

Projeto teve como base um chassi de caminhão Volkswagen VW 8.160 ano 2013 a diesel que já estava em operação há mais de 9 anos. Veículo foi transformado em transporte totalmente elétrico, com uma autonomia de 75 km. Componentes como motor, câmbio, entre outros, foram retirados e enviados à reciclagem, enquanto sistema elétrico e tecnologia de regeneração da energia das frenagens foi instalado. Com isso, operação se torna limpa, deixando de emitir toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera.

Sascar
Smart reports: mais segurança e economia na gestão de frotas

Com foco em gestores de frotas, os Smart Reports contribuem para antecipar pontos críticos, evitar acidentes e ainda reduzir o custo da operação. Sistema mede indicadores de consumo de combustível, desgaste de componentes e produtividade, que somados representam a maior parte dos custos na gestão de frotas. Relatórios trazem ainda trazem a comparação dos gastos reais versus ideais, auxiliando no diagnóstico e definição de planos de ação.
Gerdau Aços Especiais
Tecnologias em aços especiais para mobilidade elétrica

A propulsão eletrificada exige mais dos componentes da transmissão, submetendo-os a elevados torques e velocidades de rotação. Para atender a essa necessidade, a Gerdau traz os produtos Max Hiductility e Max Cleanity, que, através do refino de grão pela adição de nióbio, evoluções em seu processo produtivo e aplicação de conceitos de design alloy, potencializam propriedades mecânicas do aço.

Flex
Conectividade e conforto com carregadores acoplados aos automóveis

Aparelhos celulares e tablets são parte da vida das pessoas, o que apresenta um desafio para a vida das baterias. Por isso, a Flex criou um carregador que transforma os veículos em carregadores eficientes e portáteis. O sistema atende ao padrão internacional para dispositivos de carregamento sem fio e pode ser usado separadamente em qualquer lugar do console do veículo. O projeto global tem fabricação no Brasil.

Eaton
Produção de válvulas ORVR no Brasil, com redução de até 98% nas emissões

Para atender o mercado local com limites mais apertados de emissões, a Eaton inaugurou na fábrica de Valinhos (SP) linha de produção inédita no Brasil das válvulas ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery) ou, em português, Sistema de Recuperação de Gases. A solução reduz até 98% das emissões de gases tóxicos de tanques de combustível de veículos de passeio.

Dupont do Brasil
DuPont Zytel®RS Bio-plástico de engenharia: do óleo de Mamoma ao Eco-Radiador

O uso de bioplásticos de engenharia nos veículos é estratégico na busca por economia de combustível e redução das emissões de gases de efeito estufa. A DuPont desenvolveu as carcaças de Eco-radiador, que estrearam na América do Sul recentemente. Moldadas por injeção de uma bio-poliamida Zytel®RS (Nylon PA 6.10) reforçada com 33% de fibras de vidro, formulada com cerca de 40% de monômeros de base biológica obtidos da mamona.
Meritor Brasil
Meritor Detachable: mais eficiência e redução de custos nas operações

Com foco no segmento de veículo pesados, surgiu o Meritor Detachable, que integra a estratégia da companhia em oferecer soluções de redução de custos aos seus usuários, além de impulsionar os negócios de seus parceiros. Trata-se de um sistema capaz de suspender o eixo trativo e transformar o equipamento 6x4 em 4x2 ou 6x2, reduzindo custos de manutenção e pedágios, desgaste de pneus e consumo de combustível.

Dow
Portfólio de silicone óptico moldável para faróis ADB

A Dow criou o Silastic MS-5002 Silicone Moldável, uma borracha de silicone líquido especializada (LSR) com baixa incrustação de molde para tempos de ciclo mais rápidos e ótica de alta qualidade em guias de luz de feixe de direção adaptável (ADB) automotivo. Material foi especificamente formulado para peças moldadas por injeção com geometrias menos complexas que exigem fabricação de alta produtividade.

Nione | Empresas Randon
Descoberta de método de obtenção de nanopartículas de nióbio em larga escala

As Empresas Randon, através da Fras-le e do CTR (Centro Tecnológico Randon), em parceria com o IHR (Instituto Hercílio Randon) descobriram um novo método para obtenção de nanopartículas de nióbio em larga escala. A solução potencializa as características de outros materiais, conferindo maior durabilidade e resistência mecânica. Além disso, utiliza métodos amigáveis ao meio ambiente, contribuindo para um processo sustentável. A descoberta deu origem a uma nova empresa do grupo, a Nione.

New Holland Agriculture
Primeiro trator do mundo movido a biometano

A New Holland Agriculture lançou no Brasil o primeiro trator do mundo movido a gás metano, uma nova categoria de máquinas agrícolas. O T6 Methane Power representa o conceito de “ciclo virtuoso da fazenda”. A máquina foi desenvolvida para funcionar 100% a gás e entregar a mesma eficiência energética e operacional de um trator equivalente a diesel. O modelo garante redução de até 80% das emissões de poluentes e de 25% e 40% nos custos se comparado ao diesel.
Mercedes-Benz do Brasil
Mercedes-Benz eO500U: chassi de ônibus elétrico brasileiro

O eO500U é o primeiro veículo comercial elétrico da Mercedes-Benz no Brasil e o primeiro chassi de ônibus elétrico do portfólio da Daimler Buses. Feito para a realidade da mobilidade nacional, desenvolvido pela engenharia brasileira, foi amplamente testado na Alemanha, tem foco na redução das emissões de poluentes e de ruídos nas grandes cidades.

MWM Motores e Geradores
Solução para transformação de máquinas e veículos movidos a diesel para biometano

A MWM criou solução de troca do motor a diesel da frota do cliente por um propulsor 100% a biometano, desenvolvido e produzido no Brasil, além da instalação de sistema de armazenamento do biometano, válvulas de gás e regularização da documentação, garantindo qualidade e segurança na solução. Solução reduz a emissão de poluentes, ruído e traz diminuição do custo operacional para o cliente, quando comparada ao mesmo equipamento em sua versão a diesel.

Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO)
e-Delivery e e-Consórcio: solução de mobilidade elétrica Volkswagen

A VWCO lançou no mercado o e-Delivery, desenvolvido e produzido no Brasil. A produção do caminhão foi acompanhada do desenvolvimento de uma rede de parceiros, de um ecossistema de mobilidade elétrica: o e-Consórcio. Este modelo de negócio permite à VWCO prover além da manufatura e comercialização dos produtos, soluções integradas para o transporte sustentável.

Volvo Car Brasil
Estratégia de instalação de carregadores rápidos

A Volvo Car Brasil tem plano de investimento em infraestrutura de eletrificação e está criando rotas com carregadores rápidos em rodovias, possibilitando viagens mais longas com os carros elétricos. Somente na primeira fase serão investidos cerca de R$ 10 milhões em 13 corredores elétricos que abrangem 3.250 quilômetros saindo de São Paulo e ligando a cidades como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), entre outras.
Maxion
Maxion assume compromisso Roadmap Zero para se tornar neutra em carbono até 2040

A Maxion melhorou em mais de 50% sua classificação de risco @Sustainalytics ESG, realizada pela Morningstar @Sustainalytics. Este já é um primeiro resultado do compromisso da companhia de se tornar neutra em carbono até 2040. Roadmap Zero é a estratégia da companhia para apoiar a descarbonização da mobilidade e abrange todo o ciclo de vida dos produtos da empresa. Entre ações já implementadas, está a redução do consumo de energia a e emissões de CO2 da Maxion Wheels em Limeira (SP).

Audi do Brasil
Audi e Litro de Luz iluminam comunidades ribeirinhas da Amazônia

A Audi do Brasil, a Audi Environmental Foundation e a ONG Litro de Luz realizaram em maio deste ano uma ação que beneficiou cerca de 600 moradores da Amazônia com um item essencial ao seu cotidiano: a iluminação. A iniciativa levou quase 200 soluções de energia às comunidades ribeirinhas de Nova Canaã, Nova Jerusalém e Lindo Amanhecer, às margens do Rio Negro. Os locais sofriam com falta de energia nas ruas, escolas e hospitais, e por isso receberam duas soluções: lampião e poste solar.

Volkswagen do Brasil
VW fecha acordo com Bradesco para dívida com metas ESG

A Volkswagen do Brasil foi a primeira fabricante de veículos do país a fechar acordo para captação de uma dívida bancária, por meio da modalidade de Notas de Crédito à Exportação (NCE), atrelada a compromissos ESG, chamada Sustainable-Linked Loan (título de dívida sustentável). Entre outros compromissos, a empresa vai, até 2024, elevar de 14% para 26% o número de mulheres em cargos executivos e transferir 12% de suas emissões de CO2 de origem fóssil para biogênica em seu processo produtivo.

Cummins Brasil
Consolidação e avanços do CPW e CWW no Brasil

A Cummins Brasil avança em dois projetos implantados com sucesso no País. O primeiro é o Cummins Water Works, programa de preservação de água da empresa em parceria com as organizações parceiras The Nature Conservancy e a Water.org. O objetivo é garantir oferta e gerenciamento sustentável da água nas comunidades onde está presente e impactar mais de 16 milhões de pessoas no Brasil até 2030. Já projeto Cummins Powers Womem (CPW) concluiu em 2021 uma etapa da iniciativa “As Vozes das Adolescentes”. A empresa e as organizações não-governamentais envolvidas celebraram a formatura de 79 adolescentes.
Bosch
O Líder tá ON

O líder tá ON é um programa de desenvolvimento de liderança que traz temas atuais e desafiadores para a gestão de pessoas no contexto da transformação cultural. Os participantes são convidados e atendem aos módulos que acharem mais interessantes, sem pressão por presença, reforçando a autonomia e o interesse pessoal pelo lifelong learning.

Nissan
Fábrica de Sonhos Nissan

Para desenvolver o conhecimento do processo completo de fabricação e contribuir com a retenção de talentos, a Nissan desenvolveu o projeto “Fábrica dos Sonhos”. Trata-se de um programa de visitas para os próprios funcionários da empresa para permitir que eles conheçam e compreendam a importância do trabalho das outras áreas da unidade industrial. Afinal, são dezenas de áreas, divididas em vários prédios e que somam, no total, mais de 2.500 pessoas.

Caoa
Programa Caoa Capacita

O programa Caoa Capacita é um investimento em formação profissional direcionado para a comunidade da cidade de Anápolis (GO), onde fica a fábrica da empresa. Foco está na promoção do ingresso de profissionais na indústria local contribuindo para a inclusão social e geração de renda. Através de parceria estabelecida com o Senai em Goiás, iniciado em maio de 2021, o programa já formou 1.258 pessoas, sendo que deste total, 584 profissionais foram contratados pela Caoa.

Stellantis
Casa Fiat de Cultura - Itália-Minas, Berço do Barroco, Berço da Fiat

A Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte (MG), é um dos principais investimentos da Fiat em seu relacionamento com a sociedade. É o primeiro centro cultural do Brasil criado e mantido por uma empresa do setor automobilístico. Nos 45 anos de Fiat, um presente especial foi entregue aos brasileiros: o restauro de obras do mestre Aleijadinho (1738-1814), expoente do barroco e expressão da identidade dos mineiros. As obras ganharam nova vida à vista do público, que pôde acompanhar ao vivo a restauração de três esculturas.
BASF
Projeto Subway

No Complexo Químico de Guaratinguetá (SP), uma das inovações no âmbito da indústria 4.0 está a criação do Sistema de Transporte Pneumático de Amostras, o projeto Subway. O objetivo é automatizar o deslocamento de amostras de produtos oriundas das plantas produtivas até o Laboratório Central de Controle da Qualidade (LCCQ). Por meio de tubulações suspensas, com extensão de aproximadamente 2,5 quilômetros, é possível enviar as amostras ao laboratório e devolvê-las às unidades fabris sem que haja necessidade de deslocamento ou contato físico entre os profissionais das plantas e do laboratório.

Grupo ZF
Robotização e Digital Twin melhoram processos e produtividade da ZF

O novo aliado na logística de peças da ZF Aftermarket é o Digital Twin (Gêmeo Digital), que faz réplicas virtuais de processos para simular melhores versões de trabalho na realidade. O sistema foi integrado ao centro de distribuição da empresa desde junho de 2022. Com ele, é possível analisar o armazém em ambiente virtual e introduzir elementos ou mudar estratégias para depois aplicá-las ao mundo real. Enquanto isso, na fábrica de Sumaré e Limeira (SP), robôs colaborativos foram adotados entre 2021 e 2022 em diferentes áreas, como pintura, e linhas de produção.

Continental Brasil
Robô para a célula automática de teste de placa de circuito impresso

Em junho deste ano, a Continental desenvolveu uma célula automática com robô colaborativo para eliminar a manipulação das placas de circuito impresso no processo de teste na fábrica de Guarulhos (SP). Além de aumentar a qualidade e produtividade das peças, o objetivo é reduzir o custo com a mão de obra direta. Estima-se que a economia será de R$ 195 mil por ano.

Dürr
DXQ – Inteligência digital criada pela Dürr

Inteligência artificial para maior qualidade e disponibilidade é a promessa dos produtos de software da família DXQ. O objetivo é transformar o sistema de pintura baseado em caixas numa fábrica inteligente. Uma ferramenta para isso é o DXQplant.analytics, que usa algoritmos de IA e machine learning para coletar e analisar dados, mensagens e informações dos sensores. Isso ajuda os gerentes de qualidade a identificar as correlações desde o início, para poder evitar erros e aumentar a taxa de sucesso na primeira execução
Volkswagen do Brasil
Pablo Di Si, CEO VW América do Norte e presidente e CEO da Volkswagen América Latina

Após quase cinco anos como presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si conclui seu ciclo na região para liderar a companhia na América do Norte. No Brasil, o executivo investiu na transformação cultural da companhia, conduziu o lançamento de um novo ciclo de produtos e assumiu as discussões em prol da mobilidade sustentável e do uso de biocombustíveis para a fase de transição aos carros elétricos. A estratégia da VW consiste no lançamento de carros flex, híbridos e elétricos nos próximos anos na região América Latina.

Iveco
Marcio Querichelli, presidente para a América Latina

Na presidência da Iveco para a América Latina desde março de 2020, Querichelli liderou a aceleração do crescimento da montadora mesmo diante da pandemia. Na gestão dele, a empresa ampliou o portfólio de produtos e serviços, investiu na capilaridade da rede de atendimento e em contratações. Com isso, no primeiro semestre de 2022, a marca teve o maior crescimento de sua história, de 40% nos emplacamentos em relação a 2021.

Stellantis
Antonio Filosa, presidente para a América do Sul

O presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, assumiu o comando regional do grupo automotivo criado em janeiro de 2021, a partir da fusão da FCA com a PSA, com a missão de explorar as possibilidades de sinergia, estabelecer planos para as oito marcas vendidas na região e gerar resultados. Sob sua gestão, a empresa é líder nos mercados brasileiro, argentino, chileno e sul-americano. Os modelos mais vendidos no Brasil e na Argentina são, respectivamente, a Fiat Strada e o Fiat Cronos. Como consequência de exitoso processo de rebranding, a Fiat recuperou a liderança no mercado brasileiro.

Toyota do Brasil
Rafael Chang, presidente para o Brasil

Com foco no crescimento sustentável da Toyota no Brasil, Rafael Chang tem se destacado na liderança da companhia há 5 anos. Durante todo esse tempo, vem pautando seu trabalho na busca por maior competitividade e no diálogo com os diversos stakeholders em busca das melhores condições para a indústria e para todo o País. Sob sua liderança, a Toyota conquistou feitos inéditos, como ser a pioneira na produção de veículos eletrificados na América Latina, expandir as exportações dos produtos feitos no Brasil para 22 países na região, iniciar as exportações de motores para a América do Norte, entre outros.
ABG Brasil
Alexandre Rauen Abage, presidente

De família Síria, o sangue empreendedor foi herdado do avô, Nassib Abdo Abage, que fundou em 1962 uma empresa de secos e molhados onde, décadas depois, Alexandre se desenvolveria nos negócios. Formado em Administração e decidido a expandir os negócios, fundou em 2016 a Neo Rodas, dando início ao que veio a ser um conglomerado de crescimento acelerado e sustentável, com foco no atendimento ao cliente. Hoje, 7 anos depois, dirige um grupo com 9 unidades e mais de 1.500 funcionários. De forma perspicaz, criou a ABG Corporate, uma unidade de gestão especializada.

Grupo ZF
Carlos Delich, presidente para a América do Sul

Carlos Delich vem se destacando no Grupo ZF por seus resultados na operação sul-americana em um dos momentos mais desafiadores do setor automotivo mundial. Em 2021 em relação a 2020, a companhia aumentou as vendas em 40,2% na região, um resultado mais de 50% acima da média mundial. Como exemplo, neste período, um dos fatores mais importantes do crescimento de 17,6% em vendas para a Divisão de Soluções para Veículos Comerciais foi a performance da operação brasileira.

Iochpe-Maxion
Marcos Oliveira, CEO e presidente

CEO da Iochpe-Maxion desde 2014, Marcos Oliveira anunciou recentemente o investimento de R$ 100 milhões na fábrica instalada em Cruzeiro (SP). O executivo gerenciou os desafios trazidos pela pandemia e, ao mesmo tempo, levou a companhia a avançar na agenda ESG e em resultados. Em 2021, a Iochpe-Maxion atingiu receita operacional liquida em 2021 de R$ 13,7 bilhões, um crescimento de 56% com relação ao ano anterior, e se encontra em processo de ramp up de 2 novas fabricas de Rodas de Alumínio, na Índia e China

Cummins Brasil
Adriano Rishi, presidente para o Brasil

Desde março de 21 na presidência da Cummins Brasil, Adriano Rishi conduziu a corporação rumo ao crescimento sustentável. Sob sua liderança, a Cummins fechou o ano com vendas acima de suas projeções, mesmo em período desafiador para toda a cadeia automotiva. Junto aos colaboradores, o executivo conduziu o projeto Plant Transformation, com mudanças significativas para a Indústria 4.0. O engajamento de Rishi na liderança foi determinante para os avanços de projetos ESG.
Iveco
A Iveco é a montadora que mais cresce no Brasil em 2022 com aumento de 53% nos emplacamentos no 1º semestre em um cenário de estabilidade do mercado. Com expansão sustentável desde 2020, mesmo diante do cenário mundial desafiador, se destaca por não ter parado a produção desde o início da pandemia.

Toyota do Brasil
Frente aos inúmeros desafios do setor automotivo, incluindo a crise dos semicondutores, a Toyota é uma das empresas que mais se destacou em 2021, com um aumento das vendas de 52%, o maior entre os concorrentes. Dois produtos da marca seguem em evidência junto ao consumidor brasileiro: o Corolla sedã e o Corolla Cross, o primeiro SUV produzido pela marca no país, que contam com opções híbridas flex.

Volvo Car Brasil
A marca comemorou em 2021 o melhor ano de sua história no Brasil, com 8.273 unidades, e se consolidou na liderança do segmento de elétricos e híbridos plug-in com 56,4% de participação de mercado. A marca sueca foi a primeira a vender 1.000 unidades de veículos 100% elétricos e também mantém o primeiro lugar entre os SUVs premium no Brasil e a vice-liderança do segmento Premium geral no país.

Stellantis
A Stellantis nasceu em janeiro de 2021, com a fusão da FCA e PSA, a fim de criar um player global forte, diversificado, presente nos principais mercados e com capacidade de investimento. Já em seu primeiro ano de atividades, conquistou a liderança do mercado brasileiro, argentino e sul-americano. A empresa aposta em uma múltipla matriz de propulsão e lançou uma nova família de motores turbo de alto desempenho, ao mesmo tempo em que começa a introduzir no Brasil seus modelos eletrificados.
Christal
Um negócio que nasceu familiar, como tantas empesas do setor automotivo brasileiro, passa por forte amadurecimento e profissionalização com foco em aprendizado e consciência. Em 2022, a companhia anunciou reestruturação e a criação da holding Christal, que terá sob o seu guarda-chuva a Rudolph, que se tornou uma marca subsidiária. A fabricante de itens usinados encerrou 2021 com expansão de 74% no faturamento e vive momento de abertura à inovação e ao desenvolvimento colaborativo.

Grupo ZF
Após concluir a aquisição da Wabco, a ZF passou a operar, no início deste ano, a nova divisão de Soluções para Veículos Comerciais (CVS). O departamento combina a experiência da ZF nessa indústria e avança na entrega de soluções mais seguras, sustentáveis e digitais para transporte de pessoas e carga. Com destacada atuação no mercado nacional e equipe local de engenharia, a ZF se posiciona como o maior fornecedor mundial de tecnologias e sistemas para veículos comerciais.

Becomex
Com apenas 15 anos, a Becomex já é uma das maiores consultorias tributárias do país. Como empresa de tecnologia, utiliza-se de inovação para lidar com os desafios tributários, fiscais e aduaneiros, com ampla atuação em toda a cadeia produtiva, contribuindo diretamente para o aumento da competitividade de grandes empresas. Atende 85% das fabricantes e 50% dos sistemistas do setor automotivo. Já conseguiu R$ 7 bilhões em redução de custos para o mercado e mais R$ 9 bilhões em redução de carga tributária

Cummins Brasil
No ano de comemoração ao seu cinquentenário no País, a Cummins Brasil cresceu acima de suas projeções, registrando aumento de mais de 45% nas vendas em período desafiador para toda a cadeia de abastecimento, além de ampliar sua participação nos segmentos agrícola e de ônibus. Após investimentos significativos (R$ 10 ilhões só em 2021), a empresa apresentou sua gama de produtos Euro 6, incluindo motores e sistemas de pós-tratamento. Na estratégia de descarbonização, consolidou a nova unidade de negócios New Power no Brasil, a quinta no portfolio da empresa.
Renault do Brasil
Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil

O executivo tem liderado e fomentado, desde 2019, a aceleração da implementação de ações de diversidade, equidade e inclusão na companhia. A empresa, que já era reconhecida por sua atuação na agenda de equidade de gênero, tendo sido a primeira montadora da América Latina a aderir ao WEPs, Princípios de Empoderamento da Mulher, em 2015, foi a primeira do segmento a aderir ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e pioneira no setor na Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, em 2021.

TE Connectivity
Alexandra Motta, gerente geral para o Brasil

Alexandra Motta é a primeira mulher a ocupar a posição de liderança máxima na TE Connectivity Brasil. A executiva assumiu o cargo em julho de 2021 com a missão de tornar a unidade brasileira uma das mais inovadoras e modernas fábricas da TE no mundo, além de trabalhar para tornar essa unidade um exemplo nacional e global de empresa cidadã engajada nos princípios que buscam inclusão e diversidade. Políticas de oportunidades iguais e indicadores de contratação feminina e de diversidade de gênero são práticas da empresa que a executiva defende e propaga.

Mercedes-Benz do Brasil
Kathrin Pfeffer, vice-presidente de Finanças & Controlling para o Brasil e a América Latina

Kathrin Pfeffer é a primeira mulher a ocupar cargo no board da Mercedes-Benz do Brasil. No país desde 1998, a executiva é alemã, mas totalmente integrada à cultura brasileira. Ela defende que um ambiente composto por personagens com diferentes bagagens e pensamentos plurais é estratégico para os negócios e benéfico para a sociedade. A empresa mantém um Comitê de Diversidade desde 2018 para promover um ambiente profissional cada vez mais inclusivo. Kathrin tem sido uma maiores vozes desse posicionamento.

Nissan
Airton Cousseau, presidente para o Mercosul

Em apenas um ano no comando da Nissan do Brasil, Airton Cousseau vem ajudando a transformar a empresa em termos de diversidade, equidade e inclusão. Ao chegar, iniciou encontros periódicos com funcionários para identificar as necessidades das equipes. Desde então, foram criados 4 grupos de afinidade (Raça, Empoderamento feminino, LGBTQIA+, PcD). Além disso, a Nissan aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres, e ao acordo com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), para a aceleração da promoção da igualdade racial.



TUDO ISSO E
MUITO MAIS
VOCÊ SÓ
ENCONTRA
NO #ABX22



Realização




Patrocínio Master