Loading...

Uma iniciativa artística marcante e inovadora

Arte sobre Rodas é um projeto cultural inédito de Automotive Business com o propósito de fomentar a cultura e educação. Escolhemos a arte para levar a todos, de forma inovadora, a história dos carros que emocionaram o Brasil.

O PROJETO

O projeto se baseia no trabalho do fotógrafo e artista visual Luis Prado, também conhecido como "Ladrão de Cores”.
Ele reaplica a paleta de cores utilizada pelos grandes mestres da arte em carros icônicos, que fizeram e ainda são parte da vida dos brasileiros. Uma visão contemporânea a partir dos matizes do passado.

Projeto 2024

A ESSÊNCIA DA ARTE

Cada um em seu contexto, gurus das artes e dos carros expressam necessidades do próprio tempo e dão novas ferramentas e soluções à humanidade: seja a melhor compreensão sobre a luz e a anatomia humana, ou uma maneira revolucionária para se locomover.
Arte Sobre Rodas é um convite para desbravar os paralelos entre universos, aparentemente, distintos. Tanto a arte quanto a indústria carregam descobertas e narrativas que dispensam ficção. São extraordinárias por si só.
A proposta aqui é borrar alguns limites para traçar relações entre os dois mundos. Uma homenagem aos mestres e mestras, com foco nas criações que tanto amamos – seja em uma tela no museu ou em um carro nas ruas.

Um convite a uma jornada cultural com lançamento no #ABX24 – Automotive Business Experience.

Exposição de arte

Na terceira edição do projeto Arte Sobre rodas o #ABX24 contará com uma exposição de arte e o lançamento do livro "Arte Sobre Rodas - vol. II".
A exposição esse ano será inspirada no ambiente de galeria e museus, buscando trazer uma experiência mais imersiva.

Livro Arte Sobre Rodas

O livro Arte Sobre Rodas - vol.II terá o lançamento no #ABX24.
No segundo volume damos especial atenção aos icônicos e lendários carros da história do automóvel. Estas páginas são um convite para desbravar os paralelos entre mundos, aparentemente, distintos.

Este livro contou com a curadoria de Felipe Bitu, amante e especialista em carros antigos, que nos colocou em contato com os mais importantes colecionadores de carros do Brasil. Sendo possível assim, contar com carros raros e conservados desde a década de 60.

Este ano também contamos com a curadoria de Marcelo Hardt, professor de história da arte, que procurou escolher obras não tão renomadas, porém com extrema relevância à história da arte, com o objetivo de ampliar os horizontes do que a maioria de nós sabe sobre o tema.

Todo este material somado ao trabalho brilhante dos jornalistas de Automotive Business resultaram em um livro emocinante, inspirador e provocativo.

O Artista

Image

Luis Prado

Artista visual

Nascido em São Paulo, deu os primeiros passos na fotografia em 1993, ainda nos tempos das imagens analógicas, que exigiam ainda mais refinamento técnico e assertividade. Com o passar do tempo, o desejo de produzir um trabalho autoral fez Luis mergulhar no universo da arte. Ao lado de curadores e mentores, decidiu que a fotografia seria o meio, não o fim.

As antigas fotopinturas do século XIX se tornaram referência para o trabalho de colorir as imagens que captava. Tudo com a precisão e a criatividade que herdara da publicidade. Já único, cada registro ganha nova vida ao receber outras tonalidades. “A cor tem valor expressivo em si mesma”, disse certa vez Henri Matisse, deixando claro que os matizes contam histórias próprias, não necessariamente associada a objetos.

Com o tempo, Luis encontrou na obra de grandes mestres da história da arte a maior inspiração para o seu trabalho autoral. Passou a aplicar a paleta de telas renomadas nas imagens que fotografava, tornando-se, assim, o Ladrão de Cores. Dessa forma, sua criação ganha novas dimensões e contextos ao incorporar referências a telas de Van Gogh, Monet, Da Vinci e tantos outros.

Cada imagem provoca o observador a comparar e refletir, traçar paralelos improváveis, se abrir para um novo universo de emoções e, principalmente, de conhecimento.